Resumo

Resumo: Este estudo caracterizado como descritivo-correlacional objetivou analisar o nível de associação do transtorno do desenvolvimento da coordenação com a percepção de competência e a qualidade de vida de escolares de 8 a 10 anos de um município da região Noroeste do Paraná. A amostra foi composta por 472 escolares com idade entre 8 a 10 anos, de ambos os gêneros, matriculados nas escolas municipais do município de Campo Mourão. Para a coleta dos dados utilizou-se o teste ABC do Movimento de Henderson e Sugden (1992); a Escala de Autopercepção para Crianças (EAPC) validada por Valentini et al. (2010), e a Escala de Qualidade de Vida da Criança validada por Assumpção et al (2000). Na analise dos dados utilizou-se: teste de Kolmogorov Smirnov, mediana, quartis (Q1-Q3), frequência, percentual, Teste U de Mann-Whitney, Teste de Qui-Quadrado 2X2, correlação de Spearman e alfa de Cronbach. Os resultados indicam que 27,8% dos escolares apresentam TDC; 77,5% do total da amostra possuem baixa percepção de competência e, 26,9% dos escolares apresentam qualidade de vida não satisfatória. Não houve diferenças significativas quando comparada as variáveis de acordo com o gênero. Na comparação entre faixas etárias, houve diferenças significativas em relação a qualidade de vida (escore geral e fatores lazer, funções e família), TDC (escore geral, habilidades com bola e equilíbrio) e percepção de competência cognitiva e conduta comportamental. Na comparação da percepção de competência e qualidade de vida em função do TDC, não foram encontradas diferenças significativas. Quanto a associação, não houve associação significativa entre as variáveis TDC, percepção de competência e qualidade de vida; somente houve associação significativa entre TDC e faixa etária.

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