Associação entre a paixão e a motivação pela prática esportiva em escolares
Por Gabriel Lucas Morais Freire (Autor), Kauany Maria Araújo Veras (Autor), Luis Paulo Melo de Souza (Autor), Ana Luiza Melo de Souza (Autor), Lenamar Fiorese (Autor).
Resumo
Analisou-se a relação entre paixão e motivação pela prática esportiva em escolares. Os 173 participantes responderam um questionário sociodemográfico, a Escala de Motivação para o Esporte II e a Escala da Paixão. Utilizou na análise dos dados testes de Kolmogorov-Smirnov, correlação de Pearson e análises de regressão múltipla. Os resultados evidenciaram que a paixão harmoniosa tem predição negativa sobre a regulação externa e positiva sobre regulação introjetada, identificada e intrínseca. Já a paixão obsessiva apresentou predição positiva sobre a desmotivação e regulação externa. Concluiu-se que a paixão harmoniosa está associada de maneira positiva com a motivação autônoma e controlada, enquanto a paixão obsessiva com a motivação extrínseca e a desmotivação.