Resumo

A participação na Educação Física Escolar (EFE) pode proporcionar a interação social, entretanto é necessário conhecer a relação entre o número de amigos próximos e a frequência de participação na EFE

Objetivo: descrever e testar a associação entre a participação em aulas de EFE e o número de amigos próximos de garotos e garotas escolares brasileiros.

Métodos: estudo transversal com dados de adolescentes de 13 a 17 anos da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019. Questionou-se sobre o número de amigos próximos (categorias: 0 amigos, 1-2 amigos, ≥3 amigos) e quantos dias os adolescentes tiveram aulas de EFE (categorias: nenhum dia, ≥1 dia). Os resultados são apresentados como medidas absolutas e relativas. O teste Qui-quadrado de Pearson de tendência linear foi usado como medida de associação, nas análises estratificadas por sexo, considerando o planejamento amostral complexo (pesos amostrais), com significância de p < 0,05. Utilizou-se o SPSS V.26.

Resultados: Participaram deste estudo 158.799 adolescentes (garotas: 49,1%, garotos: 50,9%), 64,2% de 13 a 15 anos e 35,8% de 16 ou 17 anos. A maior parte dos escolares tiveram ≥1 dia de aulas de EFE (78,9%), seguido de nenhum dia (21,2%). A maioria respondeu ter ≥3 amigos próximos (garotas: 73,2%, garotos: 80,6%). Houve associações significativas entre a participação em aulas de EFE e o número de amigos próximos, mostradas na Tabela 1. As maiores proporções foram identificadas para ≥3 amigos próximos e que participaram ≥1 aulas de EFE (garotas: 77,8%, garotos: 81,1%). Enquanto as menores proporções foram identificadas para aqueles com 0 amigos próximos e que não participaram das aulas (garotas = 22,2% e garotos = 18,9%).

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