Associação entre a participação em aulas de Educação Física e o número de amigos próximos: um estudo da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019
Por Laysa Maria Oliveira Leal (Autor), Camilo Luis Monteiro Lourenço (Autor), Ivan Luiz Ferreira Da Silva (Autor), Rickelmy Silva Pereira (Autor).
Em 47º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
A participação na Educação Física Escolar (EFE) pode proporcionar a interação social, entretanto é necessário conhecer a relação entre o número de amigos próximos e a frequência de participação na EFE
Objetivo: descrever e testar a associação entre a participação em aulas de EFE e o número de amigos próximos de garotos e garotas escolares brasileiros.
Métodos: estudo transversal com dados de adolescentes de 13 a 17 anos da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019. Questionou-se sobre o número de amigos próximos (categorias: 0 amigos, 1-2 amigos, ≥3 amigos) e quantos dias os adolescentes tiveram aulas de EFE (categorias: nenhum dia, ≥1 dia). Os resultados são apresentados como medidas absolutas e relativas. O teste Qui-quadrado de Pearson de tendência linear foi usado como medida de associação, nas análises estratificadas por sexo, considerando o planejamento amostral complexo (pesos amostrais), com significância de p < 0,05. Utilizou-se o SPSS V.26.
Resultados: Participaram deste estudo 158.799 adolescentes (garotas: 49,1%, garotos: 50,9%), 64,2% de 13 a 15 anos e 35,8% de 16 ou 17 anos. A maior parte dos escolares tiveram ≥1 dia de aulas de EFE (78,9%), seguido de nenhum dia (21,2%). A maioria respondeu ter ≥3 amigos próximos (garotas: 73,2%, garotos: 80,6%). Houve associações significativas entre a participação em aulas de EFE e o número de amigos próximos, mostradas na Tabela 1. As maiores proporções foram identificadas para ≥3 amigos próximos e que participaram ≥1 aulas de EFE (garotas: 77,8%, garotos: 81,1%). Enquanto as menores proporções foram identificadas para aqueles com 0 amigos próximos e que não participaram das aulas (garotas = 22,2% e garotos = 18,9%).