Resumo

O desenvolvimento humano é um processo altamente complexo que se inicia ao nascimento e envolve o desempenho de áreas motoras e funções cognitivas. Avaliar e diagnosticar possíveis alterações promove um prognóstico favorável e minimiza as consequências para as habilidades motoras. O objetivo deste estudo é verificar a associação entre desempenho motor e funções cognitivas em crianças e adolescentes de cinco a quatorze anos. A pesquisa é observacional, transversal e quantitativa. A amostra foi composta por 268 crianças e adolescentes de ambos os sexos de duas escolas municipais de Goiânia – GO. A análise dos dados foi realizada no programa Statistical Package for Social Sciences para análise estatística com os testes Mann-Whitney e Shapiro-Wilk U. As funções cognitivas da amostra foram avaliadas com o Mini Infant Mental Examination, e as habilidades motoras amplas foram avaliadas com o teste Motor Competence Assessment para as habilidades manipulativas do teste, como chutar e arremessar. O estudo constatou que o desempenho motor para as habilidades de arremessar e chutar não apresentou diferença significativa entre o desempenho cognitivo em crianças e adolescentes de 5 a 14 anos. Em relação às diferenças de desempenho entre os sexos, descobrimos que os meninos tiveram maior desempenho e velocidade de chute em comparação às meninas, apesar de terem desempenho cognitivo superior.

Acessar