Associação entre desempenho motor, maturidade cognitiva e aspectos sociodemográficos em pré-escolares
Por José Luiz Lopes Vieira (Autor), Lenamar Fiorese (Autor), Andressa Ribeiro Contreira (Autor), Viviane Aparecida Pereira dos Santos (Autor), Nayara Malheiros Caruzzo (Autor), Isabel Caroline Belém (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 31, n 1, 2020.
Resumo
A identificação da baixa proficiência motora em crianças em idade pré-escolar permite propor programas de intervenção, para minimizar os prejuízos nas atividades escolares, nas relações sociais e nas aulas de Educação Física. Assim, identificar os fatores subjacentes ao baixo desempenho motor é essencial, na tentativa de reduzir possíveis distúrbios motores. O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre desempenho motor, maturidade cognitiva e aspectos sociodemográficos em pré-escolares paranaenses. Os participantes foram 357 pré-escolares de 3,5 anos a 5 anos. Foram utilizados a Escala de Maturidade Mental Columbia, o teste Movement Assessment Battery for Children-2 e uma ficha de dados sociodemográficos. Para análise estatística foram utilizados os testes de Kolmogorov-Smirnov, Friedman (Wilcoxon) e regressão logística binária (p<0,05). Houve elevada prevalência de baixa proficiência motora (16,8%), maturidade cognitiva (MC) na idade média (67,2%) e nível socioeconômico >R$ 1.500,00 (45,5%). Observou-se associação significativa entre maior CM e baixa proficiência motora, indicando o CM superior como fator de proteção para baixa proficiência motora (OR 0,513 IC 95% 0,266-1,000). Os fatores sociodemográficos não intervieram no desempenho motor (PM). Concluiu-se que a CM superior em crianças da primeira infância atua como fator de proteção para a baixa proficiência motora e que os fatores sociodemográficos da família não estiveram associados à PM e à CM dos pré-escolares.