Resumo

A inatividade física está associada à baixa variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em adolescentes. No entanto, ainda não está claro se o número de aulas de educação física (EF) impacta a VFC. Este estudo transversal verificou a associação entre a frequência das aulas de EF e os parâmetros da VFC em adolescentes do sexo masculino. Este estudo incluiu 1.152 meninos (16,6 ± 1,2 anos). A quantidade de aulas de EF foi avaliada por meio de questionário e os adolescentes foram estratificados de acordo (nenhuma aula de EF; uma aula de EF/sem; ≥2 aulas de EF/sem). Foram obtidos os domínios de tempo (SDNN, RMSSD, PNN50) e frequência (LF, HF, equilíbrio simpatovagal) da VFC. Modelos Lineares Generalizados foram utilizados para comparar os parâmetros da VFC de acordo com a quantidade de classes de EF, ajustando para fatores de confusão. Não houve diferença nas medidas de tempo da VFC: (SDNN, p = 0,77; RMSSD, p = 0,72; PNN50, p = 0,83) e frequência (LF, p = 0,61; HF, p = 0,61; equilíbrio simpatovagal, p = 0,60 ) entre as diferentes frequências das aulas de EF. A frequência das aulas de EF não está associada aos parâmetros de VFC de adolescentes do sexo masculino.

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