Associação Entre Idade, Tempo de Prática e Desenvolvimento de Habilidades Para a Vida em Esportistas Adaptados Brasileiros: Um Estudo Por Tipo de Esporte
Por Lenamar Fiorese (Autor), José Roberto Andrade do Nascimento Junior (Autor), Sherdson Emanoel da Silva Xavier (Autor), Andressa Ribeiro Contreira (Autor), Gabriel Lucas Freire (Autor), Marcelen Lopes Ribas (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 22, n 2, 2021.
Resumo
As habilidades para vida são habilidades adquiridas e necessárias para lidar com as demandas e desafios da vida cotidiana. Essas habilidades para a vida são particularmente importantes, pois através destas habilidades para a vida aprendidas através do esporte os jovens conseguem transferi-las para outros domínios da vida (educação, local de trabalho e relacionamentos pessoais). O objetivo do estudo foi identificar o papel preditor da idade e do tempo de prática no desenvolvimento de habilidades para a vida entre 210 participantes de esportes adaptados. A amostra incluiu 170 meninos e 40 meninas com idades entre 11-26 anos (M = 24,05, DP = 1,59) de modalidades coletiva e individuais. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Habilidades para Vida para o Esporte e um questionário semiestruturado. A análise dos dados foi realizada por meio de Análise de Variância Multivariada, Correlação de Pearson e Regressão Múltipla (p <0,05). Os resultados mostraram diferença significativa (p <0,05) em todas as habilidades para a vida de acordo com o tipo de esporte, evidenciando maiores escores para o esporte coletivo. A regressão múltipla revelou que a idade e o tempo de prática apresentaram predição positiva em relação às habilidades para a vida em ambos os grupos. Na prática, os resultados sugerem que treinadores e pais devem incentivar os praticantes de esportes adaptado a desenvolver suas habilidades de vida através do esporte, especialmente os praticantes de modalidades individuais e que a idade e o tempo de prática apresentaram um papel preditor para o desenvolvimento de habilidades para vida.