Associação Entre Indicadores de Prática de Atividades Físicas na Adolescência com o Nível Atual de Prática de Atividades Físicas no Lazer em Acadêmicos de Um Curso de Educação Física no Nordeste do Brasil
Por Thiago Ferreira de Sousa (Autor), Sueyla Ferreira da Silva dos Santos (Autor), Ana Clara Souza Pie (Autor), Luana Callegaro Rossato (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar a freqüência de inativos no lazer atual e a associação com a prática de atividade física na adolescência, no contexto escolar e não escolar em acadêmicos de um curso de Educação Física. Foi realizado um estudo transversal com 105 estudantes do curso. A freqüência de acadêmicos inativos no lazer foi 23,1%, com diferença significativa entre os gêneros (p=0,003) e maior freqüência entre as mulheres (38,6%). Associações estatísticas foram evidenciadas em acadêmicos inativos hoje quando estes foram perguntados com relação à prática realizada na adolescência no contexto não escolar (p=0,047). O professor de Educação Física deve estimular à prática de atividades físicas desde as idades iniciais, visando à adesão a prática ao longo da vida.