Resumo

Objetivo
 O objetivo desse estudo foi analisar a associação entre diferentes indicadores socioeconômicos com a atividade física e aptidão física relacionada à saúde em adolescentes.
Métodos
 Participaram do estudo 716 adolescentes de ambos os sexos de 10a 18 anos (46,8 % do sexo masculino), que responderam a um questionário com objetivo de estimar a atividade física habitual, a condição socioeconômicae realizaram dois testes de aptidão física relacionada à saúde. Os indicadores socioeconômicos analisados foram: Escolaridade paterna, materna, número deTVs, banheiros, automóveis, empregadas mensalistas, geladeiras e congeladores.
Resultados
 Foram encontradas associações positivas entre escolaridade paterna(RP=1,61, 1,27-2,10 e RP=1,41, 1,10-1,83) e empregadas mensalistas (RP=1,97,1,04-3,81 e 1,92, 1,05-3,52) com a atividade física recomendada e atividade físicano tempo livre, respectivamente. O número de automóveis (RP=1,48, 1,02-2,19)e de congeladores (RP=1,88, 1,12-3,18) se associaram positivamente e o númerode TVs negativamente (RP=0,75, 0,63-0,89) com a atividade física no tempo livre.O número de TVs (RP=0,80, 0,67-0,96) e de automóveis (RP=0,70, 0,55-0,89)se associaram negativamente com a aptidão cardiorrespiratória enquanto quea escolaridade paterna (RP=1,17, 1,00-1,37) e número de banheiros (RP=1,25,1,02-1,54) se associaram positivamente com a força muscular.
Conclusão
 A atividade física e a aptidão física relacionada à saúde se associaram com a condição socioeconômica. No entanto, as associações são dependentes do indicador socioeconômico analisado. Estudos que utilizaram diferentes indicadores socioeconômicos devem ser analisados com cautela.
 
 

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