Associação Entre o Nível de Aptidão Física e o Perfil Sérico, Metabólico e da Qualidade de Vida de Idosos com Síndrome Metabólica

Por: Rafael Mathias Pitta.

2018 23/03/2018

Send to Kindle


.Resumo

INTRODUÇÃO: A prevalência de Síndrome Metabólica está aumentando, nos países desenvolvidos e em desenvolvimento e, já se tornou grande ameaça à saúde pública global. Os principais fatores de risco associados ao seu desenvolvimento são: o tabagismo, inatividade física, aumento na ingestão calórica e no consumo de álcool. Tendo em vista o impacto negativo atrelado ao desenvolvimento da SM, torna-se a importante uma avaliação prévia, utilizando alguns marcadores simples e de baixo custo, para um diagnóstico preventivo na Saúde. OBJETIVO: O objetivo primário do estudo foi comparar o perfil antropométrico, sérico e pressórico de idosos com Síndrome Metabólica em relação ao nível de aptidão física. Já o objetivo secundário foi verificar a associação entre o nível de aptidão física e o perfil antropométrico, sérico e pressórico de idosos com Síndrome Metabólica. METODOLOGIA: Foram avaliados, no período de Janeiro a Dezembro de 2016, 707 idosos de ambos os sexos e submetidos a avaliações antropométricas, séricas e pressóricas. RESULTADOS: Os resultados do presente estudo demonstram diferença significativa entre os valores médios de Hemoglobina Glicada de acordo com a faixa etária e o nível de força de preensão palmar. Idosos com Síndrome Metabólica e menores níveis de força de preensão palmar possuem risco 3,06 vezes maior de desenvolverem alteração no LDL Colesterol. Já idosos, com SM e idade maior ou igual a 80 anos possuem risco duas vezes maior de desenvolverem alteração no Colesterol total e 1,29 vezes maior de apresentarem alterações no Triglicérides. CONCLUSÃO: Diante dos resultados apresentados destaca-se a importância da utilização da força de preensão palmar em consultas clínicas, sendo considerada uma importante ferramenta de avaliação, relacionada a eventos futuros na Saúde do indivíduo idoso.

Endereço: https://www.usjt.br/pgedf/conteudo/banco-de-dissertacoes.php?ano=2018

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.