Atitude fenomenológica e estudos sobre Ginástica para Todos: do imergir ao suspender
Por Michele Viviene Carbinatto (Autor), Lionela da Silva Corrêa (Autor), Tamiris Lima Patricio (Autor).
Em Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG v. 6, 2024.
Resumo
Pelos pressupostos da fenomenologia merleau-pontyana, revelamos a atitude fenomenológica como relevante para pensar as metodologias de pesquisa no âmbito da ginástica para todos, pois nos permite refletir sobre reconhecer nossas intencionalidades (suspendendo-as) uma vez que é comum estarmos imersos nos contextos pesquisados. Afoitas em refletir sobre o mundo vivido do/a entrevistado/a, a rigorosidade metodológica tem justificado a variabilidade de instrumentos na construção, validação e confiabilidade de dados, norteando o movimento de suspensão do mundo próprio de quem pesquisa. O objetivo deste trabalho foi trazer à tona nossas experiências no desenvolvimento de duas teses de doutorados e os cuidados em relação a descrição da atitude fenomenológica partindo de coletas por meio da entrevista semiestruturada, método visual, observação participante e grupo focal. Destacamos a delicadeza e profundidade dos resultados de ambas as teses, proporcionados por essa relação pesquisador-ginasta-professor e o cuidado metodológico para atingir a suspensão requisitada na fenomenologia.