Atividade de Aventura e Percepção Emocional: Análise dos Estados de ânimo de Graduandos
Por Priscila Raquel Tedesco da Costa Trevisan (Autor), Gisele Maria Schwartz (Autor), Viviane Kawano Dias (Autor), Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro (Autor), José Pedro Scarpel Pacheco (Autor).
Em VIII Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura - CBAA
Resumo
Uma das possibilidades existentes e amplamente encorajadas como atividade educativa promotora de estados emocionais positivos, especialmente vivenciadas no contexto do lazer, são as práticas de trilhas com visita a cachoeiras. Essas possibilidades se estendem a estudantes também como uma forma de sensibilização, aprendizado e experimentação emocional. Entretanto, não se tem claro ainda as reais alterações nos estados de ânimo nesse tipo de vivência, devido à alta complexidade dos aspectos subjetivos envolvidos. Sendo assim, este estudo de natureza qualitativa, teve como objetivo investigar o estado de ânimo de estudantes após trilha à cachoeiras. A amostra intencional foi composta por 26 estudantes de Educação Física durante uma excursão didática à cidade de Brotas/SP. A faixa etária dos participantes foi de 18 a 26 anos, sendo 14 estudantes do sexo feminino e 12 do sexo masculino. A atividade proposta teve duração de 2 horas incluindo o percurso e acesso por trilha às cachoeiras. Para a análise do estado e ânimo, os estudantes responderam ao instrumento Lista de Estados de Ânimo Reduzida e Ilustrada (LEA-RI), aplicado de modo bifásico, antes e após a atividade. Para cada adjetivo que compõe essa lista de estados de ânimo existem quatro opções de respostas (muito pouco, pouco, forte e muito forte), as quais indicam a intensidade das sensações percebidas naquele exato momento. Os dados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático, sendo os estados de ânimo classificados em dois eixos principais: positivo e negativo. Para a análise dos estados de ânimo positivos foram considerados os adjetivos: feliz/ alegre, agradável, espiritual/sonhador, leve/suave, cheio de energia, ativo/enérgico, calmo/ tranqüilo. Já para os estados de ânimo negativos foram analisados os adjetivos: pesado/cansado/carregado, triste, espiritual, agitado/nervoso, desagradável, inútil/apático, tímido e com medo. Os resultados evidenciaram um aumento nas intensidades dos estados de ânimo positivo, na comparação pré e pós a atividade, para 25 estudantes, sendo que apenas 1 permaneceu na mesma intensidade e nenhum apresentou uma redução deste estado. As intensidades indicadas para os adjetivos feliz/alegre, ativo/enérgico e cheio de energia foram as principais responsáveis por essa influência significativa na melhoria geral desse estado de ânimo, evidenciando que essas vivências foram relevantes para uma percepção emocional positiva. Para o eixo negativo, 10 apontaram diminuição de intensidade aos adjetivos correspondentes, 4 mantiveram a intensidade inicial e 12 obtiveram um aumento deste estado. Entretanto, os adjetivos cansado e agitado (categoria negativa) foram considerados fatores relevantes no aumento do estado de ânimo negativo, o que pode estar diretamente associado ao esforço físico decorrente das dificuldades de acesso às cachoeiras. Conclui-se que tais atividades proporcionaram alterações positivas no estado de ânimo de estudantes. Entretanto, tornam-se necessários novos estudos envolvendo essa temática referente à percepção emocional nas atividades de aventura e enriquecendo essa área do conhecimento.