Atividades Aquáticas Espontâneas e Processos Proximais Entre Crianças
Por Vitor Antonio Cerignoni Coelho (Autor), Rute Estanislava Tolocka (Autor).
Resumo
Objetivo: Investigar as interações sociais, papéis sociais, atividades realizadas e atributos das crianças durante atividades aquáticas espontâneas segundo os pressupostos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Metodologia: Foi realizado uma pesquisa de campo com design ecológico, participaram do estudo 27 crianças entre 8 e 11 anos de idade. Durante 45 minutos as crianças realizaram atividades motoras livremente na piscina. Resultados e Discussão: Os resultados principais revelaram que as crianças estabeleceram um total de 93 interações sociais, predominantemente de participação conjunta, cinco tipos diferentes de papéis sociais (nadador, mergulhador, boiadeiro, cavalinho e apresentador de Tv), 13 tipos de atividades realizadas na piscina, principalmente mergulhos, propulsão de membros inferiores no estilo Crawl com apoio do espaguete nas mãos, arremessos e recebimentos de uma bola, saltos e mergulhos dentro de um arco. Durante a maior parte das atividades espontâneas as crianças demonstraram atributos positivos de iniciativa, convite e encorajamento dos colegas. Conclusão: Conclui-se que o microssistema de análise foi facilitador e motivador de processos proximais positivos entre as crianças, além disso, as atividades no meio aquático estimularam a ludicidade e os diferentes aspectos do desenvolvimento infantil. Sugerem-se mais pesquisas utilizando esse delineamento, porém adotando observações longitudinais.