Resumo

A Educação Física é o espaço escolar que permite ao aluno experimentar os movimentos, e por meio dessa experimentação, desenvolver um conhecimento corporal e uma consciência dos motivos que o levam a prática desses movimentos. Contudo, nem sempre isso acontece e parte do alunado acaba desmotivando-se pelas aulas de Educação Física. Essa desmotivação dos alunos tem início no final do Ensino Fundamental, quando os mesmos passam a ter uma visão mais crítica da realidade, não atribuindo à Educação Física tanta importância. O adolescente já crítico, não vê utilidade nas práticas para o seu mundo fora da escola, ou seja, a aula de educação física aplicada da mesma forma e com os mesmos conteúdos desde o ensino fundamental não se faz interessante. Este trabalho, baseado em pesquisa bibliográfica, visa ampliar o conhecimento sobre as atividades circenses e de aventura na escola, abrindo um leque de opções dos professores de educação física na montagem dos planos de aula, com temas que podem ser interessantes para a motivação e formação dos alunos. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, onde conceituamos as palavras chaves: Atividades Circenses, Atividades de Aventura e Motivação analisando sua possível aplicação nas aulas de educação física escolar, utilizadas como elementos motivacionais principalmente para os adolescentes do ensino médio. Concluímos que atividades circenses como acrobacias de solo, malabarismos e funambulismos e atividades de aventura como parkour, skate e escalada entre outras, podem ser inseridas nas aulas de educação física escolar, aproximando-as do universo dos alunos nessa fase dos estudos, trazendo como resultado a motivação para a participação nas aulas, pois fazem parte da cultura corporal das crianças e adolescente brasileiros.

Acessar