Atividades circenses na educação física em uma escola da rede particular de ensino da cidade de São Carlos / SP
Por Marina Maiorano Colloca (Autor), Lílian Aparecida Ferreira (Autor), Glauco Nunes Souto Ramos (Autor).
Em IV Seminario Internacional de Circo - Inovação e Criatividade
Resumo
O colorido, o surpreendente, o desafiador, a beleza... trazem identidade ao circo, constituindo uma cultura que é conservada e transformada há muitos anos pela humanidade. Com o passar do tempo ela veio se modificando, se modernizando e acompanhando a ação do homem na sociedade. A partir do meu encantamento e experiência circense na adolescência fora da escola, passei a imaginar o circo e/ou atividade circense trabalhada nas aulas de Educação Física. Tal situação suscitou questionamentos como: O circo está presente nas aulas de Educação Física? Como ele vem sendo abordado? Quais objetivos e justificativas para sua inserção nas aulas? Como sua identidade poderia ser levada para escola? A partir de tais inquietações, os objetivos desse trabalho de cunho qualitativo foram: investigar como o circo vem sendo abordado nas aulas de Educação Física em uma escola da rede particular de ensino na cidade de São Carlos/SP; analisar uma experiência de ensino com o conteúdo atividades circenses. Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: a) entrevista semiestruturada com o professor de Educação Física da escola, b) questionários pré e pós aulas ministradas com a temática ligada às atividades circenses respondidos por 15 alunos de uma turma do 8º ano do ensino fundamental, c) elaboração de diários de aula a partir de intervenção junto ao trabalho colaborativo com o professor de Educação Física. Todos os sujeitos envolvidos na pesquisa receberam e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), bem como o termo de assentimento do menor (TA) destinado diretamente aos estudantes.