Resumo

No âmbito escolar a Educação Física tem passado por diferentes discussões sobre o que se ensina e o que pode ser ensinado pelos professores para o desenvolvimento integral da criança a partir da vivência com a cultura corporal de movimento. Desse modo quando se pensa o esporte de aventura como um conteúdo a ser ensinado durante as aulas de Educação Física em escolas, percebe-se um vasto campo de possibilidades. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa verificando a frequência de trabalhos apresentados ao longo dos setes Congressos Brasileiros de Atividades de Aventura, com objetivo de verificar o que foi tratado dessa temática no contexto escolar, e quem eram os autores mais frequentes dentro do congresso. A pesquisa foi realizada a partir de análises, qualitativa e quantitativa, dos anais do CBAA, ou seja, verificou-se do primeiro ao sétimo, onde se buscava titulo a titulo as temáticas relacionadas a atividade de aventura e o meio escolar. No segundo momento, foi realizada a leitura dos resumos para verificar o que era tratado sobre a temática da aventura nas aulas de Educação Física. Averiguou-se que ao longo dos setes CBAAs foram apresentados cinquenta e sete resumos que abordavam a temática da aventura no meio escolar, porém em sua maioria discutiam a atividade de aventura de modo geral e não uma prática em específico. Do mesmo modo, também verificou-se que há uma prevalência entre os autores que pesquisam a atividade de aventura nas aulas de Educação Física, ao longo dos sete CBAAs. Outro dado significativo está no fato de que poucos trabalhos foram desenvolvidos em escolas. Sendo assim, conclui-se que são discretas os estudos desenvolvidos e apresentados no CBAA que referem-se a atividade de aventura na escola quando comparadas a outros propostas de investigação cientifica relacionadas a prática da atividade de aventura. Contudo, esses trabalhos demostram que é possível trabalhar as atividades de aventura no espaço escolar.

Acessar