Atividades de aventura na escola: proposta de um projeto de extensão universitária na UDESC
Por Alcyane Marinho (Autor), Ana Aparecida Tessari (Autor).
Resumo
O lazer é parte integrante da vida cotidiana das pessoas e, sem dúvida, a parcela mais agradável e descontraída das rotinas semanais. Porém, além disso, o lazer é um direito humano, reconhecido na Constituição Federativa Brasileira, desde 1988, e deve ser entendido como um espaço muito fértil para a manifestação do componente lúdico, da liberdade e do prazer; como uma oportunidade para produção cultural e, inclusive, como um instrumento para profundas mudanças pessoais e sociais, seja qual for a concepção ou o conceito adotado. Não se pode negar a gama de opções de lazer e entretenimento que são criadas e “re-criadas” a todo o momento, em nossa atualidade; modelando novos estilos de vida, ratificando a dinamicidade do cotidiano e contribuindo para a construção de novas formas de lazer e, também, de trabalho. Neste contexto, as “atividades de aventura” fazem parte de uma discussão nova no repertório do lazer. Tais práticas se caracterizam por denotar novos comportamentos, próprios de uma opção por um estilo de vida. Para além das diferentes possibilidades de manifestações expressivas humanas, repletas de sentidos, essas práticas, instigantes e carentes de discussões, têm sido foco de investigações por pesquisadores de diferentes campos do conhecimento.