Atividades radicais e de aventura nas aulas de educação física dos alunos do ciclo i de uma escola pública
Por Friedrich Richter (Autor).
Resumo
O presente texto revela minhas experiências como Educador Físico de uma Escola Pública, na qual venho ao logo de minha carreira desenvolvendo Atividades de Aventura. De acordo com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), as aulas de Educação Física devem abranger atividades que ofereçam possibilidades de desenvolver as dimensões afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais dos alunos. A partir de novas experiências é possível enriquecer e diversificar o conteúdo das aulas. Neste estudo busco mostrar e evidenciar algumas modalidades que podemos trabalhar com os alunos do ensino fundamental I, assim como Escalada Esportiva, Rapel, Le Parkour, Slackline e Enduro a Pé. Essas atividades contribuem para uma melhora nos aspectos motores, afetivo e social dos alunos. Tais atividades foram propostas a alunos de uma escola Pública situada na Zona Norte de São Paulo. Algumas atividades como, Skate, Escalada, Montanhismo, Rapel, Le Parkour, Slackline e Enduro a Pé foram apresentadas no inicio do ano letivo, e os alunos através de um planejamento participativo puderam escolher algumas modalidades. Tivemos como apoio o corpo docente de Educação Física, composto pelos Professores: Friedrich Richter, Renato Eduardo Galon, e a equipe Gestora: Ana Luisa (Diretora), Márcia Regina (Vice- Diretora), Débora Mariano, e alunos do colégio.