Atletas Virtuais: Onde os eSports se Encaixam na Definição de Esporte
Por Seth E. Jenny (Autor), R. Douglas Manning (Autor), Margaret C. Keiper (Autor), Tracy W. Olrich (Autor).
Em Quest v. 69, n 1, 2017. Da página 1 a 18
Resumo
Esportes eletrônicos, cybersports, jogos de computador, esportes eletrônicos e esportes virtuais são todos sinônimos para o termo eSports. Independentemente do termo usado, o eSports está se tornando mais aceito como esporte e os jogadores estão sendo identificados como atletas na sociedade atual. O eSports chegou a se infiltrar no ensino superior na forma de um esporte interuniversitário, já que dois departamentos universitários tornaram o eSports um esporte oficial do time da faculdade, no qual as bolsas de estudo são oferecidas aos atletas colegiais de eSports. Assim, o entrelaçamento de eSports e esporte universitário questiona se os eSports devem ser considerados esporte pela sociedade em geral. Este artigo fornece uma breve história dos eSports, uma definição mais desenvolvida de eSports e uma comparação de eSports com as definições filosóficas e sociológicas tradicionais do esporte. O objetivo deste artigo é provocar discussões sobre as definições academicamente aceitas do esporte e debater se o eSports deve ser considerado um esporte. Atenção será dada aos seguintes componentes do esporte: jogo, organização, competição, habilidade, fisicalidade, ampla aceitação e institucionalização.