Resumo

Este estudo teve como objetivos investigar se os livros-texto brasileiros veiculam o Atletismo sob a perspectiva da Promoção da Saúde, e identificar problemas de forma e de conteúdo nestes livros. Para isto foi empregada uma técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1979) e elaborado um sistema de sete categorias. Identificou-se a seguinte incidência das intenções didáticas dos autores nas categorias do sistema: filosófico (0%), sócio antropológico (9,1%), biológico (8,7%), promoção de saúde (8,9%), técnico (30,1%), conteúdos específicos (31,4%) e pedagógico (11,8%). As análises quantitativa e qualitativa permitiram concluir que os livros-texto transmitem conteúdos distantes das idéias que integram o referencial teórico da Promoção da Saúde; reforçam a concepção de Atletismo de alto rendimento; veiculam informações que carecem de valor científico; e apresentam, do ponto de vista gramatical, inúmeros erros de concordância, além de outros de ortografia e pontuação.