Resumo

As transformações ocasionadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), apresentam novos desafios para a Educação, que precisa incorporar essas tecnologias, proporcionar novas mediações e propostas pedagógicas para atender as novas necessidades da sociedade. Diante do atual contexto e da constatação da falta de materiais didáticos direcionados ao atletismo e da dificuldade que os professores de Educação Física Escolar ainda encontram para trabalhar com esse conteúdo em suas aulas, o objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver, colaborativamente, um software com professores de Educação Física para o processo de ensino e aprendizagem do atletismo na escola. Por sua vez, o objetivo específico foi analisar o processo de desenvolvimento colaborativo de um software, verificando seus desafios e contribuições para a formação dos professores e para o trabalho com o atletismo com a inserção das TDICs na escola. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com elementos da pesquisa-ação. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas que se complementam, sendo a primeira a realização do primeiro módulo do curso de formação continuada de professores, denominado “Pedagogia do Atletismo”. Com a participação de 21 professores de Educação Física de escolas da Rede Municipal de Goiânia, realizamos o levantamento das dificuldades e necessidades dos professores no desenvolvimento do trabalho com o atletismo nas aulas de Educação Física; realizamos estudos, reflexões, discussões e vivências direcionadas ao atletismo e desenvolvemos o software ATLETIC, o qual aborda as provas do salto em altura, salto com vara, lançamento do dardo, lançamento do disco, lançamento do martelo e arremesso do peso, a partir das sugestões, necessidades e interesses apresentados pelos professores. A segunda etapa da pesquisa ocorreu com a realização do segundo módulo do curso “Pedagogia do Atletismo”, com a participação de 13 professores que participaram da primeira etapa da pesquisa. Nessa etapa, aprofundamos nas discussões sobre a inserção das TDICs em aulas de Educação Física, sobretudo, considerando-se as possibilidades do trabalho com o atletismo, sendo que os professores elaboraram e realizaram as intervenções nas escolas com a implementação do ATLETIC. Os resultados revelaram que o processo de formação continuada juntamente com o desenvolvimento colaborativo do ATLETIC oportunizaram aos professores a construção de conhecimentos que contribuíram para superar as dificuldades em trabalhar com as provas do atletismo abordadas no processo; aproximaram os professores das TDICs, já que passaram a reconhecer as suas contribuições e sua importância para a formação dos alunos; proporcionou aos professores muita satisfação e elevação da autoestima ocasionada pela participação na elaboração do ATLETIC; proporcionou o desenvolvimento de práticas pedagógicas direcionadas às diferentes provas do atletismo com a inserção do ATLETIC e outras TDICs que apresentam contribuições para o processo de ensino e aprendizagem do atletismo na Educação Física Escolar. 

Acessar Arquivo