Resumo
“O Ensino do Atletismo nas Aulas de Educação Física da Educação Infantil: Possibilidades e Desafios”. O referido estudo, desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF), objetivou o desenvolvimento, implementação e análise de uma Unidade Didática para o ensino do Atletismo na Educação Infantil, com estudantes de cinco anos, pertencentes ao último ano da etapa supramencionada. A Educação Física, componente curricular obrigatório em todas etapas da Educação Básica, por sua vez, abrangendo também a Educação Infantil, possui como objeto de conhecimento precípuo, a Cultura Corporal de Movimento, a qual abarca saberes intrínsecos aos jogos, brincadeiras, danças, ginásticas, lutas, práticas corporais de aventura, esportes, entre outros (BNCC, 2018). Dentre estes conhecimentos, emerge o Atletismo, esporte rico em possibilidades, a partir da construção e adaptação de espaços e materiais, aplicável a contextos diversos e heterogêneos, e que se utiliza de movimentos básicos do ser humano, indispensáveis para o aprendizado de muitas práticas corporais (Bressan et al., 2018; Matthiesen, 2005). Como importante elemento desta cultura históricamente constituída, “merece ser amplamente conhecido por todos” (Matthiesen, 2014b, p. 22).