Atletismo na Educação Física Infantil: as Experiências de Uma Prática Educativa
Por Eliton da Silva Vasconcelos (Autor), Luana Zanotto (Autor), Fernando Donizete Alves (Autor), Camila Milan Paulo (Autor).
Resumo
O estudo objetiva identificar e compreender os processos educativos decorrentes da prática lúdica do atletismo na Educação Física na Educação Infantil. De cunho qualitativo-exploratório, a pesquisa analisou as vivências de atletismo com distintas turmas de três e cinco anos em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de São Carlos/SP, Brasil. A análise dos resultados sustentou-se nos referenciais da pesquisa qualitativa, os quais possibilitaram discutir os conteúdos com o referencial teórico eleito. Os resultados demonstraram que houve aprendizado de movimentos básicos da corrida, saltos, arremessos e lançamentos. As crianças apresentaram motivação em conhecer e praticar o atletismo de uma maneira lúdica, proporcionando assim uma maior variabilidade de experimentação da prática. Também houve melhoria no comportamento das crianças, quer nos aspectos motores quer na socialização. Destacamos a possibilidade de vivenciar a modalidade sem a necessidade de espaços e materiais sofisticados, assim priorizando os processos de ensino e aprendizagem dentro das suas possibilidades e limitações.
Referências
BARBOSA. R. F. M. Atletismo na escola: uma possibilidade lúdica. EFDeportes. Revista Digital, Buenos Aires, 2013. Disponível em: Acesso em: jul. 2018.
BARROS, M. Memórias Inventadas: as infâncias de Manoel de Barros/ Iluminuras de Martha Barros. São Paulo: Planeta do Brasil, 2008.
BECKER, F. Atletismo um esporte da escola nas séries finais do ensino fundamental. 2012. 62 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Faculdade de Educação Física, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Versão final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf Acesso em: jun. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.Disponível em: . Acesso em: out. 2017.
DORST, L. M.; BOURSCHEID, D. G. Atletismo na escola. In: AWAD, Hani (Org.). Educação Física Escolar: Múltiplos Caminhos. Jundiaí-SP: Fontoura, 2010.
KUNZ, E. Didática da Educação Física. Ijuí: Unijuí, 1998.
MAGNO, C.; MENDONÇA, E.; MENDONÇA, M. O atletismo como recurso metodológico no ensino infantil. EFDeportes,Revista Digital. Buenos Aires, 2011;159. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd159/o-atletismo-como-recurso-metodologico.htm. Acesso em: out. 2018.
MARQUES, C. L. S.; IORA JA. Atletismo Escolar: possibilidades e estratégias de objetivo, conteúdo e método em aulas de Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 02, p. 103-118, abril/junho de 2009. Disponível em:. Acesso em: out. 2018.
MATTHIESEN, S. Q. Atletismo na escola. Maringá: Eduem, 2014.
_______. Atletismo: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
MATTHIESEN, S. Q.; SILVA, M. F. G.;SILVA, A. C. L. Atletismo na escola. Motriz, Rio Claro, 2008;14:96-104. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/277798690_Athletics_at_school. Acesso em: nov. 2017.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
MOYLES, J. R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.
OLIVEIRA, M. C. M. Atletismo Escolar: uma proposta de ensino na educação infantil. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.
SAYÃO, D. T. Corpo e movimento: notas para problematizar algumas questões relacionadas à educação infantil e à Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 23, n. 2, p. 55-67, jan. 2002. Disponível em:http://portfolio.unisinos.br/OA12/pdf/debora_artigo.pdf. Acesso em: jul. 2018.
SOMMERHALDER, A.; ALVES, F. D. Jogo e a Educação da Infância: muito prazer em aprender. Curitiba: CRV, 2011.
ZANOTTO, L.; ALVES, F. D. O início da docência no ensino superior: Um estudo em um curso de educação física. Revista Docência Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 63-78, jul./dez. 2017. Disponível em:https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/4492. Acesso em: jun. 2018.