Resumo

O estudo objetiva identificar e compreender os processos educativos decorrentes da prática lúdica do atletismo na Educação Física na Educação Infantil. De cunho qualitativo-exploratório, a pesquisa analisou as vivências de atletismo com distintas turmas de três e cinco anos em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de São Carlos/SP, Brasil. A análise dos resultados sustentou-se nos referenciais da pesquisa qualitativa, os quais possibilitaram discutir os conteúdos com o referencial teórico eleito. Os resultados demonstraram que houve aprendizado de movimentos básicos da corrida, saltos, arremessos e lançamentos. As crianças apresentaram motivação em conhecer e praticar o atletismo de uma maneira lúdica, proporcionando assim uma maior variabilidade de experimentação da prática. Também houve melhoria no comportamento das crianças, quer nos aspectos motores quer na socialização. Destacamos a possibilidade de vivenciar a modalidade sem a necessidade de espaços e materiais sofisticados, assim priorizando os processos de ensino e aprendizagem dentro das suas possibilidades e limitações.

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