Atores em ação na gestão e políticas públicas de esporte e lazer de Porto Alegre: análises de mediadores em trabalhos etnográficos
Por Mauro Myskiw (Autor), Augusto Dias Dotto (Autor), Marcelo Rampazzo (Autor), Carolina Caneva da Silva (Autor), Raquel da Silveira (Autor).
Resumo
O Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física (GESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na interface com o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), vem, desde o ano de 2001, produzindo estudos acerca de Políticas Públicas de Esporte e Lazer na cidade de Porto Alegre. A gestão pública no contexto dessas políticas tem sido investigada por membros desse grupo, especialmente a partir de pesquisas etnográficas, desenvolvendo articulações com o campo da antropologia da política (Kuschnir, 2000; Kuschnir & Velho, 2001). Dentre as questões estudadas em diferentes trabalhos, neste resumo, trazemos alguns apontamentos sobre análises e interpretações acerca de atores mediadores (actantes) em ação (Latour, 2012; Zittoun, 2016) que se destacam na produção da gestão pública e, portanto, da própria política pública. Olhando para as pesquisas etnográficas realizadas por membros do GESEF, identificamos 3 teses de doutorado (Myskiw, 2012; Forell, 2014; Silveira, 2020) e 1 dissertação de mestrado (Lazzari, 2013) que desenvolvem análises acerca de atores mediadores relevantes para a sustentação da gestão e das políticas públicas de esporte e lazer em Porto Alegre. Objetivo: deste trabalho é localizar esses atores mediadores na gestão e na política pública e compreender a produção e o uso de conhecimentos em ação para resolver problemas públicos. Método: As descrições e análises dos 4 trabalhos (dissertação/teses) mobilizados compor o estudo emergem de pesquisas etnográficas, nas quais os autores conviveram com os/as atores mediadores em ação durante um período, produzindo observações, diários de campo, entrevistas e levantamentos de documentos. Os processos de produção de conhecimentos através da empiria produzida nas situações etnográficas levaram bastante em consideração elementos da sociologia pragmática (Zittoun, 2016).