Resumo

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar como se configura a atuação profissional de professores de Educação Física em ambientes educacionais de gestão pública e privada no município de Campo Mourão-PR. Tal investigação se justificou frente ao panorama percebido aparentemente como inadequado, e sua relevância está pautada na necessidade de analisar a atuação profissional do professor na possibilidade de repensar o processo de formação docente e de proporcionar ao futuro professor de Educação Física, condições de superar as dificuldades de seu ambiente de trabalho. A pesquisa descritiva de campo, com característica qualitativa teve como população professores de Educação Física da Educação Básica que atuam em escolas da rede pública e privada do município de Campo Mourão - PR, bem como gestores e alunos das respectivas instituições escolares. A amostra foi composta por 09 professores de Educação Física da Educação Básica, sendo 03 professores que atuam simultaneamente em escola pública e privada, 03 professores que atuam somente em escola pública e 03 professores que atuam somente em escola privada. Também fizeram parte da amostra 01 componente da equipe pedagógica de cada instituição e um grupo de 04 alunos de cada professor que teve suas aulas observadas. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos ficha de observação sistematizada e entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas de forma individualizada para professores e gestores e os alunos foram entrevistados em grupos de 04 indivíduos. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo a partir das categorias da matriz analítica. Foram obtidos os seguintes resultados: os ambientes públicos e privados de atuação dos professores de Educação Física da Educação Básica de Campo Mourão PR, possuem estruturas físicas e materiais com algumas deficiências, mas adequados para o ensino; a assessoria pedagógica acontece em ambos os ambientes, sendo no privado de forma parcial e a remuneração foi considerada adequada pelos professores, apesar de indicarem insatisfação. O envolvimento prático docente acontece de forma espontânea apesar da obrigatoriedade, com exceção do ambiente público, que só manifestou espontaneidade no momento do planejamento. A atuação foi caracterizada por uma ótima capacidade de relacionamento social, adequado domínio de conteúdo, de grupo e cumprimento do tempo de aula, diferindo na metodologia, sendo que no ambiente privado existe um consenso e no público atuações desiguais. A formação continuada se caracterizou em ambos os ambientes, como cursos de extensão e pós-graduação, reuniões, palestras e formação em serviço ofertada pela instituição que o professor está inserido e pelo Estado e os principais objetivos de sua busca são a elevação de nível no plano de carreira e aquisição de conhecimentos. Sendo assim, neste caso, as categorias investigadas não apresentaram indicações de interferência na atuação dos professores frente a grande similaridade da caracterização destas categorias e da configuração da atuação dos professores de ambos ambientes.

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