Resumo
A aula é o momento escolar no qual todo professor deve atuar conscientemente, pois o seu papel no cenário educacional não pode ser desvinculado de uma intencionalidade. Para a disciplina de Educação física a atuação do professor está associada à sua compreensão de educação física e qual o trabalho que se pretende fazer. Desta maneira, os professores encontram nas Propostas Pedagógicas uma referência teórica que permitirá embasar sua prática. Assim, a presente pesquisa objetivou analisar as compreensões de aula explicitadas nos fundamentos teóricometodológicos das Propostas Pedagógicas para o ensino da Educação Física, como subsídio para a prática pedagógica na escola, a partir de seus princípios, características, metodologias, métodos, técnicas e/ou estratégias de ensino. Metodologicamente, a pesquisa estruturou-se a partir da pesquisa bibliográfica, com base em cinco propostas pedagógicas: Desenvolvimentista, Construtivista, CríticoSuperadora, Promoção da Saúde e Crítico-Emancipatória através de suas principais obras; selecionadas a partir das exigências teóricas solicitadas pelo último concurso público para professor da rede estadual de Pernambuco ocorrido no ano de 2008. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo categorial por temática, realizadas através de quadros categoriais elaborados sobre cada proposta. Concluímos que das cinco propostas pedagógicas selecionadas, apenas duas se preocuparam em instrumentalizar o professor no que concerne à organização e condução da aula. Em contrapartida vimos que todas as propostas se preocupam com a superação dos modelos antigos, cuja proposição se faz através do aprofundamento teórico sobre a Educação Física. Analisando as propostas pedagógicas foi possível reconhecer alguns estruturantes da aula, tais como seus elementos constitutivos (professor, aluno e conhecimento), organizacionais (tempo e espaço pedagógicos), operacionais (planejamento – objetivo, conteúdo, metodologia, recurso, avaliação) e roteiros de aula. Palavras-Chave: Propostas pedagógicas, educação física, aula