Resumo

As histórias do corpo e da arquitetura revelam uma profunda relação entre espaço e usuário e, ao mesmo tempo, as instituições escolares carecem de estudos que explicitem tal relação. Consideramos que o espaço nas aulas de Educação Física pode levar a formas criativas de apropriação do mesmo, propiciando o desenvolvimento do aluno e contribuindo no processo de percepção, análise e transformação da realidade. Diante disto, o objetivo deste estudo foi analisar aulas de Educação Física em espaços arquitetônicos diferenciados. A metodologia esteve pautada pela abordagem qualitativa e os instrumentos de coleta dos dados utilizados foram: a entrevista semi-estruturada com professores de Educação Física, observações e imagens de suas aulas, caracterizando uma análise iconográfica, em duas escolas pertencentes à rede particular de ensino dos municípios de Araraquara e São Carlos, que se caracterizavam por possuir arquitetura diferenciada e nãoconvencional. Os dados obtidos demonstram a importância de se considerar a arquitetura como fator significativo na formação dos alunos, contribuindo para proporcionar mais diversidade, motivação e momentos de autênticas experiências de movimento, que expressam a totalidade do ser humano. 

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