Aulas de Recreação no Ensino Fundamental: Reflexões Sobre Conteúdos e Sua Relação com a Educação Física
Por Mayara de Almeida Tavares (Autor), Elen Caroline Tessaro (Autor), Karolaine Vieira Magalhães Palermo (Autor), Riller Silva Reverdito (Autor), João Carlos Martins Bressan (Autor).
Resumo
Este artigo tem como objetivo promover reflexões sobre os conteúdos das aulas de recreação ministradas por professores com formação em pedagogia, licenciatura em matemática e ciências biológicas, em uma escola de rede municipal localizada no município de Cáceres-MT. As observações foram realizadas por acadêmicos/as vinculados ao subprojeto PIBID-EF – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória e utilizou como técnica de coleta de dados a observação participante e a análise documental dos registros em caderno de campo. Foram observadas 08 turmas dos anos iniciais do ensino fundamental com olhares voltados para as atividades efetivadas com os alunos/as, inferindo sobre sua adequabilidade para os períodos de desenvolvimento humano. Com base no averiguado é perceptível destacar que os períodos destinados às atividades recreativas não possibilitam aos estudantes acessar o repertório adequado das diferentes práticas corporais possíveis no componente curricular da Educação Física.