Aulas de Educação Física e Indicadores de Violência em Adolescentes
Por Simone Storino Honda Barros (Autor), Mauro Virgilio Gomes de Barros (Autor), Carla Menêses Hardman (Autor), Agostinho Gonçalves da Silva Júnior (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor), Anisio Luiz Silva Brito (Autor), Markus Vinícius Nahas (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 18, n 5, 2013. Da página 566 a 575
Resumo
O objetivo deste estudo transversal foi analisar a associação entre a participação nas aulas de Educação Física (EF) e indicadores de violência em estudantes. Um questionário foi usado para coletar dados pessoais, da participação nas aulas de EF e de indicadores de violência em 4.210 adolescentes (14-19 anos) estudantes do ensino médio do estado de Pernambuco, Brasil. A pre- valência de “envolvimento em brigas” e de “envolvimento em episódios de violência física como vitima” foi, respectivamente, de 21,2% e 10,7%. Verificou-se que 64,9% dos estudantes relataram não participar das aulas de EF. A prevalência dos indicadores de violência foi maior entre os rapazes, enquanto a não participação nas aulas de EF foi maior entre as moças. Independente- mente do sexo e de outras covariáveis, verificou-se que a participação nas aulas de EF foi um fator diretamente associado a envolvimento em brigas. Concluiu-se que a participação nas aulas de EF está associada a envolvimento em brigas em estudantes adolescentes, contrariando, neste caso específico, a hipótese de que a participação nessas aulas está associada a condutas de saúde.