Aumento da Eficácia das Aulas de Educação Física, Implicações de Um Maior Envolvimento dos Alunos em Tarefas Adstritas às Aulas de Atletismo
Por Ramiro Rolim (Autor).
Em IX Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O presente estudo tem por objectivo caracterizar e analisar algumas estratégias a adoptar pelo professor de Educa ção Física (EF), tendo em vista alcançar um maior envolvimento e cooperação dos alunos do 3oCiclo do Ensino Básico (EB) e Ensino Secundário (ES) nas tarefas de organização, preparação e realização da aula de EF (Atletismo), bem como a influência na sua motivação e empenhamento. Material e métodos: Com base no método da entrevista e posterior análisedo conteúdo, foram investigados 50 professores de EF, docentes do 3ociclo do EB e ES dos distritos de Braga e Porto, e 200 alunos (4 alunos por professor) dos mesmos níveis de ensino.