Autismo e educação física escolar: revisão de literatura
Por Walter Luiz Moura (Autor), Paulo Eduardo Gomes de Barros (Autor), Claudiane Gomes de Assis (Autor), Wellington Danilo Soares (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 15, n 23, 2024.
Resumo
Analisar a interface entre Educação Física e TEA no contexto escolar, observando o âmbito do profissional, buscando informações e conhecimento que possam ajudar no trabalho do professor. Trata de uma de revisão de literatura de cunho qualitativo. Foi realizado um levantamento bibliográfico de forma online nas principais bases de dados indexadas, como Google Acadêmico, Scientific Eletronic Library (SciELO) e Capes periódicos utilizando os descritores: Educação Física; Autismo; Escola, utilizando o conector boleano "and". De acordo com os dados obtidos através deste estudo, foi possivel concluir que a Educação Física traz inúmeros benefícios para os alunos com TEA, porém ainda há uma carência na qualificação profissional para trabalhar com esse grupo, necessitando de uma maior abrangência tanto na capacitação de profissionais quanto na produção cientifíca com temática voltada para este grupo. Foi possível verificar que houve um grande avanço da Educação Física no trabalho com pessoas com Autismo, os estudos citados corroboram que o professor de Educação Física tem grande importância no processo de aquisição de habilidades cognitivas, motoras e sociais.