Autoeficácia docente e fatores associados à prática docente de docentes de educação física
Por Juarez Vieira do Nascimento (Autor), Gelcemar Oliveira Farias (Autor), Alexandra Folle (Autor), Guilherme das Neves Salles (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 31, n 1, 2020.
Resumo
A autoeficácia docente (AE) refere-se à crença que os professores/professores têm na sua própria capacidade de exercer um efeito relevante no envolvimento e na aprendizagem dos seus alunos, o que é um importante indicativo do seu comportamento pedagógico. Este estudo empírico associativo e preditivo teve como objetivo investigar os perfis de autoeficácia docente e os fatores associados à prática docente de docentes de Educação Física (EF). A Escala de Autoeficácia Docente Universitária foi aplicada a 43 professores de uma universidade pública brasileira e os dados foram analisados por estatística descritiva, teste Qui-Quadrado e Regressão Logística Binária (α=5%) no software SPSS 25. Os resultados revelaram elevados níveis de AE docente, tanto no âmbito geral como nas dimensões específicas da prática profissional (planeamento de ensino, envolvimento dos alunos, promoção da interação em sala de aula, avaliação da aprendizagem e autoavaliação), além de evidenciarem fortes associações entre as dimensões da AE docente. A AE para o planejamento do ensino explicou 34,40% da variação do comportamento dos professores, o que indica a necessidade de novas investigações com análise mais aprofundada da influência exercida por outros fatores pessoais, profissionais e contextuais nas percepções da AE docente no contexto universitário de EF.