Autoeficácia docente e suas fontes nas experiências de formação docente em educação física
Por Roraima Alves da Costa Filho (Autor), Roberto Tadeu Iaochite (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 31, n 1, 2020.
Resumo
Durante a formação inicial, os aspirantes a professores devem aprender a lidar com as elevadas demandas cognitivas, emocionais e comportamentais geradas pela docência. Ao mesmo tempo, precisam de desenvolver e fortalecer a sua crença pessoal de que serão capazes de lidar com esses desafios. No contexto da educação física, essas demandas podem ser ainda mais desafiadoras, dados o ambiente e as condições em que as aulas são ministradas. Este estudo teve como objetivo analisar a crença de autoeficácia docente no ensino de educação física e sua construção a partir de situações vivenciadas durante a formação docente em meio escolar. Um total de 87 futuros professores (54% mulheres; idade média = 21,8) de uma universidade pública do estado de São Paulo preencheram um questionário sociodemográfico e a Escala de Senso de Eficácia dos Professores (Tschannen-Moran & Woolfolk Hoy, 2001). Para descrever as fontes de autoeficácia docente, foram analisados portfólios reflexivos compostos como produto final de um estágio supervisionado. Os futuros professores demonstraram crença de autoeficácia moderada a alta, que foi apoiada principalmente por experiências de ensino e persuasão verbal. Discute-se a relevância da autoeficácia docente para a formação docente, particularmente nos processos de formação inicial em educação física.