Avaliação da Altura Patelar em Atletas com Tendinopatia Crônica do Aparelho Extensor do Joelho
Por Emerson Garms (Autor), Rogério Teixeira de Carvalho (Autor), Leonardo Addeo Ramos (Autor), Jorge Sayum Filho (Autor), Marcelo Mitsuro Matsuda (Autor), Moisés Cohen (Autor).
Resumo
OBJETIVO: Avaliar radiograficamente a altura patelar de atletas com diagnóstico de tendinopatia crônica do aparelho extensor do joelho (TCAE).
MÉTODOS: Na amostra foram avaliados radiograficamente 65 pacientes (110 joelhos) com idade entre 15 e 40 anos e de diferentes modalidades esportivas com e sem diagnóstico de tendinopatia crônica do aparelho extensor do joelho (jumper's knee). Os atletas foram divididos em dois grupos: aqueles com diagnóstico de TCAE (grupo 1: 38 atletas - 56 joelhos) e um grupo que denominamos de controle (grupo 2: 27 atletas - 54 joelhos).
RESULTADOS: No grupo 1 tivemos 18 atletas que apresentavam a doença bilateralmente na ocasião dos exames. Para a medida da altura patelar utilizamos os índices radiográficos de Insall e Salvati e Blackburne e Peel.
CONCLUSÃO: A presença de patela alta no grupo de atletas com tendinopatia crônica do aparelho extensor do joelho foi significante maior do que a observada no grupo controle.