Avaliação da Carga Relativa e a Possíbilidade de Dor Lombar, em Estudantes do Ensino Fundamental
Por Mateus Botelho Vieira (Autor), Taciany Melo Gonçalves (Autor), Lucas Rogério dos Reis Caldas (Autor), Guilherme de Azambuja Pussieldi (Autor).
Resumo
Objetivo: Avaliar a carga relativa da mochila escolar e a incidência de dor lombar em escolares de ambos os gêneros do Ensino Fundamental da rede pública do Município de Florestal. Métodos: A amostra foi composta por 32 alunos sendo 14 meninas e 18 meninos, do 3º Ano, regularmente matriculados e frequentes. Para participar do estudo os estudantes e os responsáveis tiveram que assinar os Termos de Assentimento e Consentimento Livre e Esclarecido respectivamente. Utilizou-se no estudo balança digital com precisão de 100g e capacidade de 150 kg, estadiômetro, ficha de identificação do sujeito, a carga da mochila transportada pelos escolares durante uma semana e carga da mochila (prevista) e o inventário de dor. Na análise estatística foi realizado a comparação das variáveis através do Student-test com nível de significância de p≤ 0,05. Resultados: Na amostra avaliada não foram observadas diferenças significativas entre os sexos, caracterizando-se como uma amostra homogênea. Conclusões: Os resultados aqui apresentados evidenciam não haver diferenças significativas em nenhuma das variáveis estudadas entre os gêneros, em uma amostra de estudantes do ensino fundamenta