Avaliação da Funcionalidade do Joelho em Indivíduos Que Realizaram a Cirurgia de Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior
Por Tássia Silveira Furlanetto (Autor), Alexandre Severo do Pinho (Autor), Emanuele da Silva Bernardes (Autor), Caroline Cabral Robinson (Autor), Roberta Castilhos Detanico Bohrer (Autor), Milton Antônio Zaro (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Objetivos: descrever uma metodologia de avaliação da funcionalidade do joelho em indivíduos que realizaram uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) e comparar os resultados entre a perna com LCA reconstruído (LCAr) e a perna sem lesão (controle). Seis indivíduos que realizaram há seis meses a cirurgia unilateral de reconstrução do LCA responderam a escala Lysholm e realizaram dois testes funcionais: (1) agachamento “a fundo”, registrado através de duas imagens digitais e (2) subir e descer degrau, realizado sobre duas plataformas de forças. Os ângulos e distâncias das imagens do teste 1 foram analisadas através do Software SAPO. Para o teste 2 foi calculado o valor de força máxima da componente vertical (Fz) da força de reação do solo. A análise foi descritiva e comparativa entre as pernas (Teste t pareado; α=0,05). A média dos pontos da escala Lysholm foi considerada regular (75±16,9). Através dos parâmetros analisados no teste 1 não se observou nenhuma tendência de diferença entre as pernas LCAr e controle. A Fz da perna LCAr na subida do degrau foi menor que a perna controle (p<0,001) e na descida não houve diferença significativa entre elas (p=0,080).