Avaliação das Variáveis Comportamentais e Habilidades Aquáticas de Autistas Participantes de Um Programa de Natação
Por Renato Melo Ferreira (Organizador), Emerson Cruz de Oliveira (Autor), Paulo Ernesto Antonelli (Autor), Thaiany Luna Pires Pereira (Autor).
Resumo
Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é ocasionado por uma alteração no sistema nervoso central que se manifesta desde a infância apresentando sintomas característicos que interferem no desenvolvimento comportamental e social. Dentre as diferentes estratégias de intervenções da educação física com autistas, as atividades aquáticas demonstram melhora em diferentes aspectos. Objetivo: avaliar as adaptações psicossociais de três alunos, com idades de 8 a 16 anos, diagnosticados com TEA e participantes de um programa de atividades aquáticas ao longo de 10 semanas. Métodos: foram utilizados três instrumentos para a avaliação: o histórico de intervenções multidisciplinares, aspectos comportamentais e observação das aulas. Resultados: em decorrência das intervenções aquáticas, os alunos apresentaram adaptações individuais em habilidades relacionadas aos nados livre e costas, e melhoraram nos aspectos de interação social, movimentos estereotipados, comunicação e hiperatividade acentuada. Conclusão: concluir-se que a prática regular da natação para pessoas diagnosticadas com TEA, estimula o ensino das técnicas, bem como, contribui na melhoria dos aspectos comportamentais, psíquicos e sociais.