Resumo

Introdução: Em 2020 o mundo é acometido pela pandemia da Covid-19, gerando um grande desafio para os projetos esportivos. Nesse contexto, o projeto de extensão “Jiu-Jitsu, Bem-Estar e Educação” lançou a ação “JiuJitsu UESC versus Covid-19”, que consistiu em aulas gratuitas online assíncronas de jiu-jitsu, com conteúdos teóricos e exercícios de condicionamento baseados no repertório motor do jiu-jitsu. O público alvo eram adultos iniciantes ou sem nenhuma prática na modalidade. Após a inscrição, os alunos tinham acesso as vídeo aulas semanais (aprox. 50 min) no canal do projeto no Youtube. Objetivo: Analisar a potencialidade pedagógica do “Jiu-Jitsu UESC versus Covid-19” a partir da avaliação do programa de ensino pelos alunos. Metodologia: Tratase de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Entre setembro e novembro de 2020, 23 alunos responderam ao Instrumento de Avaliação Pedagógica do Projeto, que no processo de validação obteve coeficiente de clareza de 0,91 e de pertinência de 0,96. Resultados: O perfil dos alunos era de iniciantes com pouco ou nenhuma prática do jiu-jitsu. Em média, realizaram as videoaulas 2 ± 1 vezes por semana, avaliando positivamente o tempo de aula, o nível de complexidade e a intensidade dos exercícios. Os conteúdos teóricos não eram acessados por todos os alunos. A internet não configurou uma barreira de acesso às videoaulas. Os alunos mencionaram que a realização das videoaulas influenciou positivamente na sensação de bem-estar durante a pandemia. Conclusão: Diante esses resultados, o programa de ensino mostrou-se eficaz, sendo considerado uma possibilidade de método de ensino do jiu-jitsu em contexto de isolamento social, gerando impactos positivos na qualidade de vida dos participantes. Por fim, o programa foi viável na perspectiva de introdução ao repertório motor do jiu-jitsu para iniciantes, com inovação pedagógica na abordagem dos conteúdos teóricos.

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