Avaliação do Tempo de Jogo Mais Adequado Para Que Jogadores de Diferentes Níveis de Desempenho Alcancem o Melhor Desempenho Físico
Por Felipe Guerra Monteiro (Autor), Tobias dos Santos Cost (Autor), João Cláudio Braga Pereira Machado (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Instrumentos de avaliação foram validados para analisar o comportamento e o desempenho de jogadores de futebol. No entanto, uma das principais discussões está relacionada ao tempo de jogo necessário para avaliar o potencial dos jogadores e a necessidade de adaptarmos o tempo em função do nível de desempenho dos jogadores. Objetivo: Investigar a influência da manipulação do tempo de jogo sobre o desempenho físico de jovens futebolistas de diferentes categorias. Metodologia: O estudo foi previamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFAM e contou com a participação de 16 jogadores Sub-17. O nível de desempenho tático dos jogadores foi avaliado através da realização de 10 jogos reduzidos na configuração 3vs3. Estes jogadores foram divididos em 2 grupos: i) Grupo 01: 08 jogadores de maior nível de desempenho; Grupo 02: 08 jogadores com menor nível de desempenho. Cada grupo de jogadores participou de um jogo nas configurações 3vs3 (29x23m) e 4v4 (26x34m). O tempo de jogo, em cada configuração, foi de 20 minutos. O desempenho físico destes jogadores foi analisado nas seguintes janelas de tempo: T01: 0-4min; T02: 4-8min; T03: 8-12min; T04: 12-16min; T05: 16-20min. O desempenho físico foi analisado através do sistema de rastreamento WIMU PRO™. Resultados: No 4vs4, os jogadores do Grupo 01 começam a diminuir a distância percorrida a partir dos 12 minutos de jogo (p=0.049 e p=0.003). Além disso, os jogadores de Grupo 01 percorreram uma distância menor em sprint nos últimos 4 minutos de jogo no 4vs4 (p=0.023). No 3vs3, os jogadores do Grupo 02 percorreram uma distância menor em alta velocidade nos últimos 4 minutos de jogo (p=0.050). Conclusão: Com esse estudo foi possível compreender a necessidade de ajuste do tempo de jogo, considerando a configuração de jogo a ser adotada e o nível de desempenho dos jogadores.