Avaliação dos Beneficiados de Um Programa de Esporte Educacional na ótica do Monitor
Por M. V. Guimarães (Autor), D. A. A. Pereira (Autor), J. S. Lopes (Autor), R. M. Teixeira (Autor), E. T. Pereira (Autor).
Resumo
A avaliação de programas sociais é um mecanismo de controle para determinação de sua eficiência, efetividade e eficácia, ademais, um meio para tomada de decisões e correção de possíveis fragilidades. O Ministério do Esporte, para avaliação do Programa Segundo Tempo, propõe alguns formulários de avaliação. A Universidade Federal de Viçosa atentou-se à estes mecanismos após a implementação em 2012 do Programa Segundo Tempo Esportes Adaptados (PSTEA), que oferece Atividades Esportivas (AE) e Atividades Complementares (ACs). Objetivo: Descrever o comportamento destes beneficiados sob perspectiva do monitor nas intervenções realizadas nas AE e nas ACs. Estudo de natureza quantitativa, com corte transversal, tendo como instrumento de coleta um questionário do tipo Likert (Planilha de avaliação do aluno pelo professor), numa escala de 5 pontos, variando de Nunca (N) a Sempre (S), elaborado pelo Ministério do Esporte. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, em que se verificou frequência, média e desvio padrão dos resultados. A amostra foi composta por 38 participantes, sendo 55% masculino, idade de 7 a 42 anos (média 20,4 e desvio padrão 10,3), e 94,7% deficientes (intelectual 69,4%, múltipla 8,3% e física 2,8%,). Na avaliação nota-se, quanto a identificação e verbalização da ação motora, que nas AE 36,8% dos beneficiados a realizam Às Vezes (AV) e 42,1% Muitas Vezes (MV), já nas ACs 18,4% e 23,3%, respectivamente. No que diz respeito ao reconhecimento e importância do conteúdo, nas AE, 31,6% manifestam esta ação MV e 44,7% S, nas ACs, 23,7%, e 21,1%, nessa ordem. Na aceitabilidade às sugestões formuladas, os alunos a demonstram MV e S, nas AE (23,7% e 73,7%) e nas ACs (15,8% e 36,8%), na devida ordem. Na compreensão do conteúdo proposto, a amostra manifesta MV e S nas AE e nas ACs, com os seguintes percentuais, respectivamente, MV 31,6% e 28,9% e S 50% e 23,7%. Além disso, quanto ao enfrentamento de desafios, nota-se que os beneficiados exprimem MV e S (AE 34,2% e 39,5%; ACs 28,9% e 15,8%); a ocorrência do respeito aos seus colegas ocorre S (AE 47,4%; ACs 97,3%); a colaboração nas regras verifica-se que os alunos agem MV (AE 39,5% e ACs 21,1%). Observa-se a importância de metodologias avaliativas das intervenções realizadas em programas esportivos educacionais, para identificação e compreensão da ação motora, compreensão do conteúdo, respeito e convívio, e enfrentamento de desafios. Na ótica dos monitores o programa tem contribui para consolidar processos inclusivos previstos nas políticas públicas, via atividades esportivas e complementares, contudo torna-se indispensável o conhecimento e reconhecimento da diversidade do público. Destarte, há necessidade de intervenções pedagógicas que primem pela inclusão e democratização do esporte, principalmente, com relação às pessoas com deficiência que enfrentam limitações tanto físicas como ambientais.