Resumo

INTRODUÇÃO: O sedentarismo pode ser definido como a diminuição ou falta da atividade física regular. É uma condição que resulta em pouco gasto calórico durante o desenvolver de atividades cotidianas, e se trata de uma das condições mais agravantes para a saúde do ser humano. É ainda uma das principais causas do acometimento de doenças como hipertensão arterial, diabetes, ansiedade, aumento do colesterol, como também a obesidade. Por isso, os hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividade física devem ser recomendados como forma de prevenção do sedentarismo desde a infância, uma vez que crianças obesas estão mais suscetíveis a se tornarem adultos obesos. OBJETIVO: analisar o nível de atividade física das crianças de 6º e 7º ano das escolas públicas e privadas do município de Altamira - PA. MATERIAS E MÉTODOS: O presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo (GIL, 1999), com objetivo descritivo e caráter quanti-qualitativo. A pesquisa foi desenvolvida, em 14 escolas públicas e 3 privadas que possuem as séries finais do ensino fundamental do município de Altamira-PA, localizadas no perímetro urbano. Participaram 457 alunos, sendo 207 meninos e 250 meninas do 6º e 7º ano do ensino fundamental, com idade entre 11 e 14 anos. Foram selecionados 10% dos alunos (6º e 7º anos) do município de Altamira, conforme o método probabilístico. A escolha do público alvo se deu por estas crianças estarem em fase de transição da infância para a adolescência, o que pode levar à diminuição da prática de atividade física.
A coleta de dados foi realizada através do questionário PAQ-A, que é uma versão do IPAQ, validado por Guedes e Guedes (2015), o qual foi desenvolvido para acessar os níveis comuns da prática de atividade física de crianças e adolescentes. Os questionários foram avaliados utilizando-se os dados da própria amostra, no qual foi estabelecido os valores do 1º, 2º e 3º quartil. Os sujeitos que apresentaram pontuação inferior ao 1º quartil (percentil 25) foram considerados "muito pouco ativos"; os que apresentaram pontuação entre o 1º e o 2º quartil (percentil 50 ou mediana) foram considerados "pouco ativos"; os que apresentaram pontuação entre o 2º e o 3º quartil (percentil 75) foram considerados "moderadamente ativos"; e os que apresentaram pontuação superior ao 3º quartil foram considerados "muito ativos". Os dados foram analisados no SPSS 20 por meio da estatística descritiva, buscando a descrição dos dados e avalição das generalizações obtidas nos dados coletados, e estão apresentados em tabela. A pesquisa respeitou todos os aspectos éticos citados pela resolução 466/12, e foi aprovado pelo comitê de ética da Universidade do Estado do Pará, Campus XII Santarém, e está registrado sob o CAAE nº 55781816.0.0000.5168. RESULTADOS: Na Tabela 1 encontram-se os valores obtidos do nível de atividade física dos alunos que fizeram parte do estudo. Entre os resultados, foram analisadas as seguintes categorias: geral, masculino, feminino, escola pública, escola particular, 6º ano e 7º ano. CONCLUSÃO: Os resultados analisados neste estudo indicam que a maioria das crianças e adolescentes pesquisadas não praticam atividade física regular suficiente para um desenvolvimento saudável, portanto, é preciso conscientizar as crianças sobre sua condição sedentária, para que as mesmas tenham ciência das consequências que o sedentarismo pode causar no futuro a sua saúde. Com isso fica evidente a necessidade de incentivo à prática de atividade física para crianças e adolescentes, principalmente com relação as meninas que se mostraram menos ativas que os meninos, com o intuito de minimizar o sedentarismo, o que irá contribuir para aquisição de hábitos saudáveis na vida adulta e prevenir doenças crônicas não transmissíveis. Portanto, faz-se necessário a realização de mais estudos nessa temática para investigar o que leva essas crianças e adolescentes a terem hábitos de vida sedentários, especialmente as meninas que se mostraram menos ativas, e os conscientizar das consequências que o sedentarismo pode causar ao seu desenvolvimento saudável e as problemáticas que podem surgir na vida adulta.

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