Avaliação e Comparação do Nível de Atividade Física Entre Escolares de 11 a 14 Anos de Idade
Por José Robertto Zaffalon Júnior (Autor), Rosane Bezerra Oliveira (Autor), Vanessa de Souza Bulhões (Autor), Jorge Farias de Oliveira (Autor), Gileno Edu Lameira de Melo (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
INTRODUÇÃO: O sedentarismo pode ser definido como a diminuição ou falta da atividade física regular. É uma condição que resulta em pouco gasto calórico durante o desenvolver de atividades cotidianas, e se trata de uma das condições mais agravantes para a saúde do ser humano. É ainda uma das principais causas do acometimento de doenças como hipertensão arterial, diabetes, ansiedade, aumento do colesterol, como também a obesidade. Por isso, os hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividade física devem ser recomendados como forma de prevenção do sedentarismo desde a infância, uma vez que crianças obesas estão mais suscetíveis a se tornarem adultos obesos. OBJETIVO: analisar o nível de atividade física das crianças de 6º e 7º ano das escolas públicas e privadas do município de Altamira - PA. MATERIAS E MÉTODOS: O presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo (GIL, 1999), com objetivo descritivo e caráter quanti-qualitativo. A pesquisa foi desenvolvida, em 14 escolas públicas e 3 privadas que possuem as séries finais do ensino fundamental do município de Altamira-PA, localizadas no perímetro urbano. Participaram 457 alunos, sendo 207 meninos e 250 meninas do 6º e 7º ano do ensino fundamental, com idade entre 11 e 14 anos. Foram selecionados 10% dos alunos (6º e 7º anos) do município de Altamira, conforme o método probabilístico. A escolha do público alvo se deu por estas crianças estarem em fase de transição da infância para a adolescência, o que pode levar à diminuição da prática de atividade física.
A coleta de dados foi realizada através do questionário PAQ-A, que é uma versão do IPAQ, validado por Guedes e Guedes (2015), o qual foi desenvolvido para acessar os níveis comuns da prática de atividade física de crianças e adolescentes. Os questionários foram avaliados utilizando-se os dados da própria amostra, no qual foi estabelecido os valores do 1º, 2º e 3º quartil. Os sujeitos que apresentaram pontuação inferior ao 1º quartil (percentil 25) foram considerados "muito pouco ativos"; os que apresentaram pontuação entre o 1º e o 2º quartil (percentil 50 ou mediana) foram considerados "pouco ativos"; os que apresentaram pontuação entre o 2º e o 3º quartil (percentil 75) foram considerados "moderadamente ativos"; e os que apresentaram pontuação superior ao 3º quartil foram considerados "muito ativos". Os dados foram analisados no SPSS 20 por meio da estatística descritiva, buscando a descrição dos dados e avalição das generalizações obtidas nos dados coletados, e estão apresentados em tabela. A pesquisa respeitou todos os aspectos éticos citados pela resolução 466/12, e foi aprovado pelo comitê de ética da Universidade do Estado do Pará, Campus XII Santarém, e está registrado sob o CAAE nº 55781816.0.0000.5168. RESULTADOS: Na Tabela 1 encontram-se os valores obtidos do nível de atividade física dos alunos que fizeram parte do estudo. Entre os resultados, foram analisadas as seguintes categorias: geral, masculino, feminino, escola pública, escola particular, 6º ano e 7º ano. CONCLUSÃO: Os resultados analisados neste estudo indicam que a maioria das crianças e adolescentes pesquisadas não praticam atividade física regular suficiente para um desenvolvimento saudável, portanto, é preciso conscientizar as crianças sobre sua condição sedentária, para que as mesmas tenham ciência das consequências que o sedentarismo pode causar no futuro a sua saúde. Com isso fica evidente a necessidade de incentivo à prática de atividade física para crianças e adolescentes, principalmente com relação as meninas que se mostraram menos ativas que os meninos, com o intuito de minimizar o sedentarismo, o que irá contribuir para aquisição de hábitos saudáveis na vida adulta e prevenir doenças crônicas não transmissíveis. Portanto, faz-se necessário a realização de mais estudos nessa temática para investigar o que leva essas crianças e adolescentes a terem hábitos de vida sedentários, especialmente as meninas que se mostraram menos ativas, e os conscientizar das consequências que o sedentarismo pode causar ao seu desenvolvimento saudável e as problemáticas que podem surgir na vida adulta.