Avaliação em Educação Física Escolar: da Mobilização dos Saberes à Construção das Práticas Avaliativas Para a Intervenção Pedagógica
Por Roberta Folha Bermudes (Autor), Mariângela Rosa Afonso (Autor), Mariana Afonso Ost (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 12, n 1, 2013.
Resumo
O objetivo do estudo foi investigar sobre a construção das práticas avaliativas a partir da mobilização dos saberes na trajetória profissional dos professores de Educação Física, constatando as suas próprias “culturas avaliativas”. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso, na qual foram entrevistados nove professores de Educação Física da rede municipal de Pelotas – RS. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi entrevista semiestruturada. Para análise de dados, foram extraídas categorias que discutem a construção dos saberes sobre as práticas avaliativas na trajetória dos professores. Podemos concluir que os professores foram construindo seus saberes ao longo do percurso profissional, edificando-os gradualmente à sua ação pedagógica, por meio da mobilização dos seus saberes.