Resumo

A pesquisa parte de inquietações a respeito do que efetivamente estamos avaliando, como avaliamos, o que pretendemos com essa avaliação e o que o estudante fará com este resultado para melhorar sua aprendizagem. Sendo assim, delimitamos como problema: como tratar os desafios presentes na avaliação das aulas de Educação Física do Ensino Médio? Nosso objetivo geral foi analisar os limites e as possibilidades presentes em um processo de avaliação de aulas de Educação Física de uma turma de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em duas etapas: uma revisão da literatura, onde situamos as discussões sobre avaliação na Educação e na Educação Física e uma pesquisa de campo, onde realizamos uma pesquisa-ação com uma turma do Ensino Médio de uma Escola da Rede de Ensino da Paraíba, situada em Campina Grande. Recorremos a três instrumentos: entrevista com dois gestores da instituição, com o intuito de compreender o sistema de avaliação da escola; diário de campo das aulas do 4° bimestre de 2019 com a turma do 3°ano C; e um questionário com os estudantes participantes, para reconhecer o processo avaliativo. Para a análise de dados recorremos a uma análise descritiva, descrevendo com densidade ações desenvolvidas através de narrativas das aulas. Reconhecemos que refletir sobre uma avaliação em Educação Física que procure desenvolver meios próprios de avaliar, mas que também utiliza instrumentos comuns aos outros componentes mostra-se como um desafio. Percebemos que ao repensar a avaliação nas nossas aulas, a partir do reconhecimento do par dialético objetivo/avaliação, recorrendo a uma diversidade de instrumentos de avaliação, permitimos que os mesmos compreendam como chegamos a uma nota ou conceito e seu processo de aprendizagem. Ao (re)pensar a prática pedagógica, observamos que para avaliar é necessário que os estudantes reconheçam que este componente possui um conteúdo com inúmeras especificidades e é necessário que o(a) professor(a) utilize diversas formas de avaliá-los. 

Arquivo