Avanços e Desafios na Construção Coletiva de Um Projeto de Estágio Num Currículo de Licenciatura Ampliada: a Experiência da Eseffego/ueg
Por Lilian Brandão Bandeira (Autor), Priscilla de Cesaro Antunes (Autor), Néri Emílio de Soares Júnior (Autor), Renata Linhares (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar a experiência de reestruturação das disciplinas de Estágio Supervisionado Obrigatório do curso de Educação Física da ESEFFEGO/UEG e suscitar reflexões acerca dos desafios e possibilidades da construção coletiva de um projeto de estágio na perspectiva da licenciatura ampliada. Entendemos as disciplinas de estágio como espaços privilegiados na formação de professores, por proporcionarem aos/às acadêmicos/as contato com a realidade concreta a partir da intervenção pedagógica nos diversos campos da Educação Física. Alguns resultados preliminares se expressam pela consolidação do NEPE/ESEFFEGO/UEG e a construção coletiva de um projeto de estágio capaz de representar uma unidade entre os Estágios I, II, III, IV e V. Acreditamos que o debate acerca dos estágios numa organização curricular na perspectiva da licenciatura ampliada materializa tentativas em prol da formação unitária do professor de Educação Física e expressa a luta histórica contra a fragmentação do trabalho em nossa área. Indicamos a necessidade de (re)pensarmos os estágios em campos escolares e não escolares tendo a prática pedagógica, a docência e a práxis como centralidade da formação profissional em Educação Física e a apropriação dos elementos constitutivos da relação entre as teorias do conhecimento, da aprendizagem, da educação e da educação física.