Aventura na Educação Física Escolar: Perspectivas Docentes
Por Luiz Moura Neto (Autor), Dimitri Wuo Pereira (Autor), Rosane de Almeida Andrade (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 1, 2019.
Resumo
Dentre as unidades temáticas propostas na BNCC para a disciplina de educação física no Ensino fundamental II estão as Práticas Corporais de Aventura (PCA), que surgem com a premissa de inovação dos conteúdos e como ferramenta promovedora da educação ambiental. O presente estudo teve como objetivo verificar a visão dos professores de educação física em relação ao ensino das PCA. Foi realizada uma pesquisa de levantamento descritivo de caráter quantitativo tendo como instrumento um questionário aplicado a 24 professores rede municipal de ensino da cidade de Maracanaú - Ceará. Como resultado, constatou-se que os docentes se interessam pelo tema e reconhecem os potenciais destas modalidades no que tange a promoção da educação ambiental, desenvolvimento integral dos discentes e como componente motivacional nas aulas de educação física, porém o conteúdo é utilizado por menos da metade dos investigados. Dentre os possíveis obstáculos para realização das PCA estão a carência de subsídios oferecidos durante a graduação dos investigados, seguido pela questão relacionada a materiais, infraestrutura propícias e o fator risco presente nestas práticas.