Badminton nas Aulas de Educação Física (EF) no Ensino Médio: Experiências a Partir de Intervenções do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Por Mariana Ferreira de Oliveira (Autor), Yzaac Francisco da Silva (Autor), Adrielly Carla Santos Silva (Autor), Davi Barbosa dos Santos (Autor), Priscila Costa Souza (Autor), Vannina de Oliveira Assis (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Uma das funções do PIBID é “inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino aprendizagem” (CAPES, Edital 07/2018, p, 01). Um problema nas aulas de EF é que ao privilegiar os esportes coletivos negligenciam-se os demais conteúdos (SILVA, 2012). Diante disto as ações iniciais do PIBID-EF-UFAL-Arapiraca, partiram de um diagnóstico1 sobre o trato da EF na escola, verificando-se a necessidade de que outros conteúdos fossem desenvolvidos, destacando-se o Badminton.