Resumo

A dança enquanto um dos conteúdos da cultura corporal ainda enfrenta dificuldades para adentrar os muros da escola. Os professores de Educação Física por não possuírem experiências com este tema, tanto antes como após a graduação, ainda enfrentam limitações para tratá-lo de modo contextualizado. O currículo, resultante de uma seleção no interior da cultura, faz um recorte dos conhecimentos que devem ser tematizados na escola, oferecendo aos professores um panorama geral dos conteúdos, atuando como norteador dos componentes curriculares. O Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo, instaurado recentemente, apresenta a dança como um de seus conteúdos, no entanto, o tratamento didático-pedagógico oferecido parece sintetizado em alguns momentos. Assim, foram investigadas algumas possibilidades pedagógicas para contribuir com o trabalho do professor que já enfrenta tantas dificuldades no ambiente escolar. Diante do novo contexto que se instaura, procurou-se investir na utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) para disponibilizar aos professores conhecimentos e possibilidades complementares para o tratamento da dança em suas aulas. As TIC no contexto educacional podem viabilizar uma elaboração mais ampla do conhecimento, expandindo as fontes de informação, e propiciando ao professor tratar um conteúdo que muitas vezes não está presente no interior das aulas de Educação Física. Portanto, o objetivo deste estudo foi elaborar e avaliar um material didático complementar ao Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo, sob a forma de um blog educacional que subsidiasse o trabalho do professor no conteúdo de danças folclóricas proposto para o sétimo ano do ensino fundamental. Este material foi publicado e divulgado sob a forma de um blog educacional, que, posteriormente foi avaliado por seis professores de Educação Física do Estado de São Paulo. Ademais, dois participantes deste grupo ministraram aulas de danças folclóricas a partir do conteúdo proposto no blog, experimentando em situações reais de ensino as possibilidades da proposta. Os dados demonstraram que o material didático produzido pode contribuir com inserção da dança na escola, uma vez que oferece subsídios para o professor abordar este tema por meio das três dimensões dos conteúdos. O blog reúne ainda, elementos que disponibilizam para o docente a oportunidade de olhar para a dança por meio de diferentes facetas digitais, que incluem a imagem, o som, o texto e o vídeo, enriquecendo o ambiente de aprendizagem. As experiências didáticas na escola ilustraram que é possível inserir as danças folclóricas na escola e proporcionar conhecimentos importantes para os alunos que, muitas vezes, são privados destes saberes. Pondera-se, contudo, que algumas dificuldades interferiram no desenvolvimento da pesquisa, como, por exemplo, as limitações que os professores apresentaram com relação ao ensino da dança e as condições da escola e do trabalho. Estes fatores influenciaram na participação docente, já que alguns deles não puderam colaborar com o estudo por este contexto problemático. Entretanto, considera-se que apesar das dificuldades, pesquisas com este cunho podem colaborar com a inserção da dança no espaço escolar, tanto em escala micro, com os participantes diretos da pesquisa, quanto em macro, uma vez que o blog pode alcançar um grande número de educadores por meio de sua divulgação na internet. 

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