BNCC e a inteligência corporal-cinestésica na educação física uma potencialidade para os anos iniciais da aprendizagem
Por Maria Clara Rabelo Jaime (Autor), Soraya Correa Domingues (Autor).
Resumo
O objetivo da pesquisa foi analisar a possibilidade de estimular a inteligência corporal-cinestésica através das 27 habilidades da BNCC para a educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. Metodologicamente, essas habilidades foram categorizadas em 3 eixos que partem de estudos sobre a inteligência corporal-cinestésica: (1) Propostas com verbos de ação para apresentação de saberes e experimentação das práticas corporais; (2) Práticas que despertam o interesse corporal por diferentes estratégias; e (3) que oportunizem a continuidade progressiva de saberes. Os resultados apresentam que é possível desenvolver essa inteligência através da BNCC, mas esse trabalho pode ser qualificado ao ampliar comandos e preocupações sobre as manifestações do corpo; organizar as unidades temáticas de modo semelhante; utilizar temas geradores, discussões e diferentes linguagens; e estruturar uma proposta contínua entre conteúdos e blocos. Desse modo, as habilidades da BNCC se tornam potencialidades que valorizam a educação física e suas práticas corporais.