Resumo

desenvolver um quadro analítico baseado em um breve panorama histórico sobre os processos de ensino e aprendizagem das Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate no Brasil, analisando a influência de referenciais internacionais em sua constituição, bem como os caminhos, processos e proposições para esse campo. Metodologia: Foi analisada a produção científica sobre LAMEC e as influências internacionais que moldaram seu debate no Brasil. Resultados e discussão: Os resultados mostraram que a partir da década de 1990 houve um aumento de trabalhos focados na legitimidade das LAMEC e em como elas poderiam integrar a Educação Física. O desenvolvimento das LAMEC pode ser organizado em três momentos: o primeiro, “busca pela legitimidade” visou tornar tais práticas possíveis de serem tematizadas na Educação Física. O segundo, “disseminação”, envolveu um incremento de propostas baseadas em análises sobre o ensino das LAMEC em diversos contextos. O terceiro, “busca por transformações paradigmáticas”, está ensejado em possibilidades de se pensar novos modos de se estruturar o ensino das LAMEC considerando as demandas contemporâneas. Conclusão: Conclui-se que as LAMEC têm se consolidado como práticas corporais importantes na Educação Física, destacando-se a necessidade de proposições que fomentem transformações nos modos de ensino e aprendizagem para todos os públicos e contextos de prática.

Referências

ANTUNES, Marcelo Moreira; RODRIGUES, Alba Iara Cae; KIRK, David. Teaching Martial Arts in Schools: a proposal for contents organization. Revista Valore, Volta Redonda, v. 5, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/511. Acesso em: 21 jul. 2024.

BOWMAN, Paul. The Invention of Martial Arts: Popular Culture between Asia and America. Oxford: Oxford Universy Press, 2021.

BREDA, Mauro Eduardo de Jesus Gonçalves; GALATTI, Larissa; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2010.

CASTARLENAS LLORENS, Joseph L. Deportes de combate y lucha: aproximación conceptual y pedagógica. Apunts: Educación Física y Deportes, v.19, n.1, p. 21-28, 1990. Disponível em: https://revista-apunts.com/deportes-de-combate-y-lucha-aproximacion-conceptual-y-pedagogica/. Acesso em: 05 jul. 2024.

CORREIA, Walter Roberto; FRANCHINI, Emerson. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 1, p. 01-09, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1980-6574.2010v16n1p01/2707. Acesso em: 15 jun. 2024.

FRANCHINI, Emerson; DEL VECCHIO, Fabricio B. (Org.). Ensino de lutas: Reflexões e propostas de programas. São Paulo: Editora Scortecci, 2012. 291 p.

GOMES, Mariana Simões Pimentel. Ensino (e aprendizagem) das Lutas. Curitiba: Appris, 2023.

GOMES, Mariana Simões Pimentel; MORATO, Marcio Pereira; DUARTE, Edison; ALMEIDA, José Júlio Gavião de. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 207-227, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/9743/8928. Acesso em: 10 jul. 2024.

GOMES, Mariana Simões Pimentel.; MOCARZEL, Rafael. Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate na Educação Física Brasileira: Avaliando E Reavaliando Perspectivas. Revista Didática Sistêmica, v. 25, n. 1, p. 50-67, 2024. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14955/10708. Acesso em: 20 jul. 2024.

HENARES, David Atencia. Deportes de lucha. Barcelona: Inde Publicaciones, 2000.

JOPERD. Should martial arts be taught in physical education classes? Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 71, n. 9, p. 12-14, 2000. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07303084.2000.10605715. Acesso em: 20 jul. 2024.

KOZUB, F.M.; KOZUB, M. Teaching Combative Sports Through Tactics. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 75, n. 8, p. 16-21, 2004. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07303084.2004.10607284. Acesso em: 14 jul. 2024.

MOCARZEL, Rafael; GOMES, Mariana Simões Pimentel; RUFINO, Luiz Gustavo B. Lutas, artes marciais e esportes de combate do Brasil: Análise e panorama de modalidades marciais brasileiras. Mosaico Revista Multidisciplinar De Humanidades, v. 15, n. 1, p. 12-24, 2024. Disponível em: https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/4321/2384. Acesso em: 20 jul. 2024.

MOLINA, J.P.; VILLAMÓN, Miguel. La enseñanza de los deportes de lucha: el modelo integrado. In: MARÓN, V. et al. (Orgs.). La enseñanza de la educación física y el deporte escolar. Santander: A.D.E.F. Cantabria, 2001.

NASCIMENTO, Paulo Rogério Barbosa do; ALMEIDA, Luciano. A tematização das Lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades. Movimento, v.13, n.3, p.91–110, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3567. Acesso em: 22 jul. 2024.

OLIVIER, Jean-Claude. Das Brigas aos Jogos com regras. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PATATAS, Jacqueline; GOMES, Mariana Simões Pimentel. Pedagogia do Paradesporto Modalidades de lutas: judô, jiu-jitsu, esgrima e taekwondo. In: WINCKLER, Ciro O. (Org.). Pedagogia do Paradesporto. 2023, v. 1, p. 255-280.

RAMIREZ, Fernando; DOPICO, J.A.; IGLESIAS, Eliseo. Requerimientos motrices de la lucha leonesa: consideraciones generales sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje. In: LÓPEZ RODRÍGUEZ, Cesáreo. El entrenamiento en los deportes de lucha León: Federación territorial de Lucha, 2000.

RODRIGUES, Alba I.C.; MARTTINEN, Risto; BANVILLE, Dominique. Martial Arts and Combat Sports for Youth: A 10-Year Scoping Review. Journal of Teaching in Physical Education, ahead of print, 2024. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/jtpe/aop/article-10.1123-jtpe.2023-0122/article-10.1123-jtpe.2023-0122.xml. Acesso em: 15 jul. 2024.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. A prática pedagógica das lutas nas academias de ginástica. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. A tematização das lutas nas aulas de Educação Física: uma análise a partir dos avanços e retrocessos da BNCC. Olhar de Professor, v. 25, p. 1–20, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20515. Acesso em: 23 jul. 2024.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto.; DARIDO, Suraya Cristina. O ensino das lutas na escola: possibilidades para a Educação Física. Porto Alegre: Penso, 2015.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto.; DARIDO, Suraya Cristina. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 283-300, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/WCKk4pM4SxXcQVs3BVSYpJH/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10 jul. 2024.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto.; DARIDO, Suraya Cristina. Possíveis diálogos entre a Educação Física escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal. Conexões, Campinas, v. 11, n. 1, p. 145-170, jan./mar. 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637635/pdf. Acesso em: 14 jul. 2024.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto.; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli; RINALDI, Ieda Parra Barbosa. Fundamentos pedagógicos do esporte educacional – Lutas – volume I: aspectos pedagógicos das lutas e as vivências múltiplas em jogos de luta e atividades de oposição dirigida. Curitiba: Editora CRV, 2022.

RUGIU, Antonio Santoni. Nostalgia do mestre artesão. Campinas: Autores Associados, 1999.

TERRISSE, André. Pour un enseignement dialectique du combat. Revue E.P.S., n°229, jun., 1991.

VILLAMÓN, Miguel. Introducción al Judo. Editorial hispano Europea S.A.: Barcelona, 1999.

WINKLE, Jason M; OZMUN, John C. Martial Arts: An Exciting Addition to the Physical Education Curriculum. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 74, n. 4, p. 29-35. 2003. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07303084.2003.10609199. Acesso em: 14 jul. 2024.

Acessar