Burnout e Motivação de Atletas de Ginástica Rítmica
Por Fernanda Soares Nakashima (Autor), Luciana Boligon Refundini (Autor), Guilherme Moraes Balbim (Autor), Marcus Vinícius Mizoguchi (Autor), José Roberto A. do Nascimento Junior (Autor), Lenamar Fiorese (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
Analisar as relações entre os níveis de motivação e burnout de atletas de ginástica rítmica.
Métodos e resultados:
Foram sujeitos 36 atletas de GR das categorias juvenil e adulto, participantes das provas de conjunto no campeonato paranaense em 2011. Como instrumentos foram utilizados a Escala de motivação para o esporte (SMS) e o Questionário de burnout para atletas (QBA). A coleta de dados ocorreu durante a realização da competição, pelos próprios pesquisadores. Para análise dos dados utilizou-se os testes Shapiro-Wilk e a correlação de Spearman. Verificou-se correlação significativa da “amotivação” com a “exaustão” (r=0,72), e com a “redução de sensação de realização” (r=0,50); a subescala de motivação “intrínseca para experiências estimulantes” teve correlação significativa e inversa com a “redução de sensação de realização” (r=-0,42) e com a “desvalorização da modalidade” (r=-0,46); a motivação “intrínseca para conhecer” apresentou correlação significativa e inversa com a “desvalorização da modalidade” (r=-0,42).
Conclusão:
Concluiu-se que a exaustão e o reduzido senso de realização foram os aspectos que tiveram maiores correlações com a amotivação das atletas e, por outro lado, a desvalorização da ginástica rítmica esteve relacionada com a redução da motivação intrínseca.